Assoalho de madeira

 

As madeiras usadas em assoalhos devem ser bem secas, por causa da exposição ao ar ou por acelerado processo nas estufas adequadas. As peças de madeiras são consideradas próprias para pisos dentro dos teores de umidade de 6% a 14%, considerados satisfatórios.

As madeiras por sua natureza possuem tons e veios distintos, nunca sendo iguais, por isso sempre serão peças exclusivas. A existência de peças curtas são justificadas pela retirada de defeitos naturais serem maiores, porém não é preciso se preocupar pois as emendas nas tábuas passam despercebidas depois que o piso é colocado.

Assoalho de madeira1

O volume da madeira varia em função da umidade e temperatura do local por isso podem sofrer pequenas variações nas dimensões das peças. Deste modo, após a instalação do assoalho de madeira as peças podem movimentar-se provocando um pequeno desnível e frestas,  que pode ser corrigido quando for calafetar estas fendas, existindo massas prontas para isso. As madeiras ideais a serem usadas para assoalhos são: Grápia, Maçaranduba, Jatobá, Ipê, Cumaru e Sucupira.

Para uma instalação adequada do assoalho de madeira é preciso nivelar o contrapiso o máximo possível, porém não é necessário ficar áspero; não deve deixar partes soltas ou ocas e alinhadas nas extremidades das paredes; e não pode ser queimado. É também preciso analisar se não existem indícios de infiltrações pela parede ou contrapiso.

Desta forma, a instalação de assoalho de madeira ficará perfeita, ainda mais se você optar por utilizar materiais de qualidade, o que deixará a sua casa mais segura e bonita.

Assoalho de madeira

Gostou deste Artigo ? Então torne-se fã do Blog no Facebook!


Seja o primeiro a Comentar!

Deixe um Comentário