Concreto projetado via seca

 

Também chamado de gunita, o concreto projetato é um processo de aplicação que é utilizado sem precisar de formas e contando apenas com uma superfície. Na verdade, é uma opção não utilizar formas. O concreto projetado é muito usado em túneis, piscinas, paredes de contenção e na recuperação e reforço de lages, pilares, vigas e paredes de armado.
concreto projetado via seca
O concreto projetado é contínuo de projeção ou argamassa sob pressão, com ar comprimido, que pelo mangote, é levado de um equipamento até o bico projeto e jogado com velocidade sobre a base. Este impacto promove a compactação, sem precisar de vibradores o que faz um concreto de alta compacidade e resistência. O concreto projetado pode ser realizado de duas formas: por via seca e por úmida.

O concreto projetado via seca é realizado por uma mistura a seco de cimento e agregados. No bico projetor há uma entrada de água que é controlada por um operador. O concreto seco é levado por pressão até o bico onde então recebe aditivos e a água. Neste processo o operador pode controlar a consistência da mistura pelo bico projetor, durante a aplicação, e ainda usar uma maior extensão para o mangote. Mas, infelizmente o controle da água pode provocar uma variável na mistura.concreto projetado via seca1
Já via úmida o concreto é preparado de forma comum, na câmara, com cimento, água, aditivos, agregados e jogado pelo mangote até o bico. A vantagem está em poder ver a quantidade de água e garantir uma hidratação adequada, ponto importante para a consistência do cimento.

Gostou deste Artigo ? Então torne-se fã do Blog no Facebook!


Seja o primeiro a Comentar!

Deixe um Comentário