Concreto Protendido

 

Para entender o que é concreto protendido é preciso primeiramente saber o que é protensão. O concreto é um material cuja compressão e tração possuem diferentes propriedades, desta forma, com a aplicação da prévia compressão, ou seja, protensão nas regiões onde são produzidas tensões de tração pelas solicitações pode haver melhora do seu comportamento, evitando a tão temida fissuração.

Concreto Protendido

A protensão do concreto é feita por meio de cabos de aço super resistentes, tracionados e ancorados no próprio concreto. Uma viga protendida sofre flexão  sob ação de cargas, deste modo, alterando-se previamente as tensões de compressão aplicadas a viga volta à sua posição original restabelecendo as tensões prévias quando a carga é retirada. Desta forma, para evitar fissuração é preciso que as tensões de tração provocadas pela carga seja inferior às tensões prévias de compressão.

Concreto Protendido1

Além de evitar fissuras, optar por concreto protendido traz outros benefícios como redução das quantidades de aço e concreto; vencimento de vãos maiores que o concreto convencional armado e redução da altura necessária da viga para o mesmo vão; as resistências de concreto usados no protendido são de duas a três vezes maiores que no armado, os aços apresentam resistência cinco vezes maiores que dos comuns, pesando resistência maior e preço o custo benefício é bem maior. Ou seja, você pode pagar mais mas o tempo de duração é maior, na relação tempo e custo acaba gerando economia. O concreto protendido apresenta maior durabilidade e segurança sendo assim é a melhor opção na escolha entre concreto protendido e concreto armado.

Gostou deste Artigo ? Então torne-se fã do Blog no Facebook!


2 Comentários para “Concreto Protendido”

  1. Luis Antonio R. Borges

    jun 28. 2011

    Existe a possibilidade de depois de dimensionado corretamente eu fazer artezanalmente peças de um galpão.

  2. Carlos

    fev 07. 2012

    SIM.. PROJETANDO O PROJETO BEM PROJETADO, TERÁ EXITO EM QUALQUER ARMADILHA QUE POSSA SURGIR NA SUA VIDA..

Deixe um Comentário