Parafuso de Arquimedes

 

Arquimedes de Siracusa viveu entre 287 e 212 a.C., e foi um dos maiores cientistas e matemáticos da Antiguidade. Entre suas contribuições a Física podemos citar a fundação da hidrostática e da estática, descobriu a lei do empuxo e a lei da alavanca, e outras. Entre as maquinas inventadas pelo cientista estão as armas de cerco, bomba de parafuso e o parafuso-sem-fim. Uma das mais importantes criações do cientista é o Parafuso de Arquimedes, que é um mecanismo bem antigo que já havia sido descoberto pelos gregos no sec. III a.C.

parafuso de arquimedes

A invenção foi um dos projetos desenvolvidos para auxiliar o projeto principal, solicitado pelo Rei Hierão II, que era o barco Siracusia, criado para realizar viagens de luxo, transportes de suprimentos, como navio de guerra entre outras utilidades. Por ser um navio muito grande com capacidade para 600 pessoas e várias instalações luxuosas, Arquimedes precisava de um mecanismo que não deixasse passar muita quantidade de água através de seu casco.

O parafuso de Arquimedes é um grande parafuso que funciona no plano inclinado, girando e movendo líquidos, sólidos e grãos para o outro lado do parafuso. No Egito, era utilizado para facilitar o transporte de águas do rio Nilo para os diques de contenção. Seu mecanismo era movido por moinho, manivela ou pelos pés, como pedal de bicicleta.

O parafuso ainda é utilizado nos dias atuais para elevação de rochas de mineração, transporte de grãos, elevação de água e outros. O mecanismo foi e é importante para a humanidade e está impresso na moeda italiana junto com uma imagem de Arquimedes.

parafuso de arquimedes1

Gostou deste Artigo ? Então torne-se fã do Blog no Facebook!


Seja o primeiro a Comentar!

Deixe um Comentário