Vigas Baldrame

 

 

A construção de uma boa casa inicia-se pelos alicerces bem feitos. A confecção adequada do alicerce evita aparecimento de problemas crônicos na construção, como umidades na parte inferior das paredes e trincas.

Para dar inicio ao alicerce, devemos observar o tipo de terreno a ser construído e a estrutura da casa que pretendemos fazer, se é térrea ou se possuirá mais andares. Se o terreno for firme e a casa a ser construída for térrea, poderão ser usados alicerces de alvenaria. Caso o terreno for mais úmido ou verificar-se presença de água recomenda-se que o alicerce seja feito com vigas baldrame.

Vigas Baldrame

As vigas baldrame, também conhecidas como cintas de fundação, são utilizadas em fundações que requerem pouca profundidade. Recomenda-se que as cargas a serem suportadas pelas vigas sejam pequenas. Seu uso traz economia à obra e auxilia a distribuição do peso de lajes e paredes para ao solo. Caso necessite de uma fundação mais profunda, use a viga baldrame com blocos de fundação. Em dias de chuva, o indicado é suspender a obra, pois é impossível fazer um bom trabalho de fundação com o terreno molhado.

Vigas Baldrame1

Faça sempre o alicerce mais largo que a espessura das paredes, se a parede for, por exemplo, de um tijolo, faça o alicerce de um tijolo e meio. Se o terreno não for firme faça um alicerce ainda mais largo. Aprofunde a vala de seu alicerce a mais de 40 cm de profundidade, até alcançar um terreno firme e que não contenha raízes de plantas.

Gostou deste Artigo ? Então torne-se fã do Blog no Facebook!


Seja o primeiro a Comentar!

Deixe um Comentário

Current day month ye@r *